Please reload

Posts Recentes

Natal: os impactos na economia brasileira

December 26, 2018

 

   A festa de Natal já era comemorada nos primeiros séculos da história humana, entretanto, inicialmente era comemorada em datas diferentes de acordo com o costume de cada país. Dessa maneira, foi apenas no século IV que se começou um processo de homogeneização da data de comemoração desse momento em escala global. Desde esse período, sua maneira de celebração passou por muitas mudanças, porém um aspecto se tornou constante: a entrega de prendas às pessoas com quem se tem afeto, hábito que se intensificou no decorrer do tempo. Assim, tal evento se consolidou não só com um sentido simbólico no cenário interno e internacional das nações, mas também no viés comercial.

 

  Desta forma, ao analisar o contexto atual, percebe - se o impacto que a festa possui principalmente no Brasil. Só em 2017, mais de 50 bilhões de reais foram movimentados no setor comercial devido à comemoração natalina. Tal número não deixou de crescer em 2018, com aproximadamente 2,1% de alta em relação ao ano anterior. Nesse sentido, o acentuado aumento da compra de produtos favorece o fluxo de mercadorias importadas e exportadas no país, cenário que aquece a economia brasileira.

 

   Em relação à importação, os produtos que se destacam como os mais consumidos pelo público brasileiro são, primeiramente, as roupas de marcas famosas e perfumes de luxo, sendo seguido dos calçados e acessórios femininos, produtos de beleza, maquiagens, enfeites natalinos e relógios masculinos. Tendo esses produtos em vista, os principais beneficiados com o Natal brasileiro são os Estados Unidos e China, os produtores da maior parte das mercadorias de relevância em tal período. Além disso, certos produtos brasileiros sofrem um aumento de demanda em dezembro - principalmente em virtude das festas que marcam o final de ano - tendo como principal a carne de frango. Tal produto superou 150 mil toneladas exportadas apenas na metade de novembro, número que cresceu nos períodos posteriores e representou uma alta na média diária de faturamento de aproximadamente 17,2% em relação ao mesmo período de 2017.

 

   Ademais, não só a carne de frango se destaca nas exportações de tal período. Em razão da celebração natalina, são favorecidos o setor alimentício e têxtil, já que existe uma alta procura por peças de roupas como presentes. Tendo esse fato em vista, produtos como a carne bovina , algodão, sucos - principalmente o de laranja - e milho em grão produzidos no território brasileiro, são os mais requeridos no cenário internacional. Enquanto o  primeiro já ultrapassou os 150 milhões de dólares de receita gerada ao Brasil em apenas dez dias, o segundo já atingiu a casa dos 200 milhões de dólares apenas na metade deste mês. Assim, é significante a relevância de festas como o Natal para a economia nacional e, além disso, para ampliar as oportunidades aos empresários que desejam expandir seu mercado.

 

   Ficou interessado em conhecer mais sobre as oportunidades do comércio externo? A F5  é a empresa certa para te ajudar! Não perca tempo e agende sua reunião conosco para conhecer mais sobre as possibilidades do cenário internacional.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

​Páginas da F5