5 motivos para fazer uma análise tributária nos negócios

Cada vez mais países procuram se conectar a outros. Dessa maneira, os Estados buscam se conectar a outros territórios e, assim, facilitar também as relações de comércio destes. Tendo essa situação em vista, constantemente ocorrem modificações e alterações de leis e tributos nos processos de fluxo de mercadorias entre as nações. Pensando nesse cenário, foi preparada uma lista com cinco motivos para contratar uma análise tributária antes de iniciar um processo de contato com o mercado externo.


1. Melhor escolha do mercado

Quando uma empresa conhece os tributos e legislação incidente de determinado produtos em países variados, é possível observar o mercado mais lucrativo para a inserção da mercadoria. Isso porque, se existem dúvidas entre se expandir para dois ou mais mercados, é mais viável escolher o que proporcionará ao seu negócio facilidades burocráticas e haja relações comerciais mais abertas entre os dois Estados - vendedor e comprador -.


2. Planejamento de custos

Um dos fatores para ter sucesso em uma importação ou exportação é conseguir planejar custos de maneira mais efetiva. Dessa forma, conhecer as leis e tributos do país em que se deseja inserir uma nova empresa ou produto é essencial. No momento em que já se tem uma ideia de como irá ocorrer esse processo, têm-se como projetar de maneira mais efetiva um plano financeiro para o seu negócio, já levando em consideração custos mais aproximados da realidade.


3. Mais segurança para a empresa

Ao se realizar um processo de importação e/ou exportação, deve-se seguir determinadas regras, tanto em relação a documentos quanto tributos. Se, em um desses processos, não é realizado o registro de algum contrato ou o pagamento de taxa, corre-se o risco de comprometer toda a relação comercial em questão. Isso porque, além de correr riscos de sofrer multas ou penalizações, têm-se também a ameaça de perder credibilidade em uma negociação ou, em caso de extravio, não conseguir recorrer a sua carga.


4. Melhor compreensão do comércio internacional

Quando se busca contato com o mercado internacional, é necessário também compreender as dinâmicas entre os países. Para isso, pode-se analisar o contexto de suas legislações em relação ao território que se pretende estabelecer relação comercial. Isto se deve ao fato de que, quando se tem maior aceitação de um produto em outro Estado, geralmente existem facilidades para a inserção de tal nesse cenário.


5. Utilização de incentivos à exportação ou importação

Muitas vezes por desconhecimento ou negligência, perdemos oportunidades de diminuir custos de importação ou exportação. Isso se deve ao fato de que nem todos os acordos comerciais entre os países são amplamente divulgados, sendo necessário o estudo da relação entre os Estados para que se tenha ciência destes. Nesse sentido,é possível utilizar tratados comerciais de facilitação de comércio para auxiliar nos processos de importação ou exportação.


Gostou dos motivos para levar sua empresa ao exterior? A F5 Junior trabalha com as melhores estratégias para a inserção de sua empresa no mercado internacional. Entre em contato conosco e agende uma reunião!



Posts Recentes
Arquivo
Tags
​Páginas da F5
  • Facebook Basic Square

© 2023 por F5 Junior

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon

Av. Roraima, 1000 - Camobi 

Prédio 74b- Sala 3312
Santa Maria, RS 97015-900

comercial.f5jr@gmail.com

Tel: (55) 9 8133-4090

Fixo: (55) 3220-8714