Please reload

Posts Recentes

A relação Brasil-Paraguai: como ampliar suas oportunidades?

April 18, 2019

     Situado entre as cem maiores economias do globo, o Paraguai têm se consolidado como um dos principais parceiros econômicos do Brasil na América do Sul. Essa situação se deve principalmente ao fato da intensificação do comércio bilateral entre eles e à sociedade estabelecida entre os territórios na construção e funcionamento da Usina de Itaipu. Dessa maneira, como se dá a relação entre tais países?

 

     Marcados por diversos momentos históricos de distanciamento e aproximação, foi na última década que autoridades brasileiras e paraguaias decidiram aprofundar relações cooperativas  e estratégicas entre os Estados - tendo em vista que uma das vantagens entre eles é sua aproximação geográfica -. Assim, mais de 3 bilhões de dólares foram movimentados entre as duas nações, sendo o Brasil o maior destino das exportações do Paraguai e um dos principais locais de onde o país realiza importações. Nesse sentido, possui-se como destaque os setores de industrializados e manufaturados como principais mercadorias comercializadas entre ambos.

 

   Conforme dados do Observatório de Complexidade Econômica e do Mdic, as exportações paraguaias para o Brasil tiveram um crescimento de aproximadamente 11,24% no ano de 2018 em relação ao período anterior, com ênfase em mercadorias como: cabos e materiais de uso elétrico, arroz e trigo em grãos, produtos manufaturados e artigos de plásticos. Em contrapartida, as importações advindas do Paraguai se deram principalmente aos seguintes produtos: manufaturados, máquinas e aparelhos para uso agrícola, bebidas - especialmente cervejas, vinhos e espumantes -  e fumos em folhas. Além disso, foram intensificados acordos bilaterais entre os dois países, a exemplo da simplificação da comercialização de bovinos em 2018.

 

     Ficou interessada(o)? Trabalhamos ajudando negócios desde seus procedimentos logísticos até na negociação com empresários de outras culturas. Acredita que ainda não possui capacidade para essa expansão? Também podemos te ajudar! Nossas opções incluem trazer tendências internacionais - de gestão, vendas e marketing - utilizadas em grandes organizações para dentro da sua empresa. E se juntos formos a oportunidade que faltava para pôr em prática as suas ideias?

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

​Páginas da F5