Please reload

Posts Recentes

A relação Brasil-México: qual seu impacto internacional?

May 7, 2019

    Situada entre as dez maiores economias de exportação do mundo, o México têm estreitado relações comerciais com o Brasil nos últimos anos. Tal aproximação entre os dois países ocorreu principalmente nas áreas de economia e de educação, atuando de forma cooperativa. Mas você conhece a dimensão dessa associação atualmente?

 

     Tendo crescido em importações e exportações, desde os anos 2000, a relação Brasil-México ganhou cada vez mais importância no cenário internacional. Dessa maneira, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) os embarques brasileiros mais que dobraram para o território mexicano. Além disso, as importações brasileiras do território sofreram um aumento de mais de 300% nos últimos 20 anos.

 

    Sendo as duas maiores economias da América Latina, a relação entre os territórios brasileiro e mexicano têm representado cerca de 60% da movimentação de PIB regional. Nesse sentido, as exportações do Brasil para o México cresceram aproximadamente 2,92% , alcançando 1.457 milhões de dólares apenas no período janeiro-abril do ano de 2019. No sentido inverso, as importações nacionais oriundas do país superaram em mais de 15% no ano de 2018 em relação ao período anterior.

 

   Tendo isso em vista, os principais produtos brasileiros exportados para o México foram: motores para automóveis, veículos de carga, soja, minérios de ferro e concentrados, produtos manufaturados e carnes de frango congelada ou fresca. Já nas importações dos produtos mexicanos foram comprados, principalmente: automóveis de passageiros, artigos de processamento de dados, produtos manufaturados e minérios. Outrossim, desde 2015, a relação entre os dois países americanos são marcados por diversos acordos de facilitação comercial, como o Acordo de Livre Comércio de Veículos e Autopeças.


   Ficou interessado(a) e deseja saber mais sobre o assunto? Podemos te ajudar! Trabalhamos com a parte estratégica do seu negócio, desde trazer tendências internacionais - em gestão, vendas e marketing - utilizadas em grandes organizações para dentro da sua empresa até orientar processos de importação e exportação. Não perca tempo e entre em contato conosco e agende seu diagnóstico gratuito pelo nosso site.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

​Páginas da F5