Please reload

Posts Recentes

Entenda a relação comercial Brasil-Argentina

September 12, 2018

 

 

 

   A Argentina se encontra entre as 50 maiores economias do mundo globalizado e se consolidou como um dos maiores e mais importantes integrantes do Mercado Comum do Sul (Mercosul) junto ao Brasil. Os dois ‘gigantes’ da América do Sul mantém uma estreita relação quando se trata de comércio exterior, firmada e consolidada pelos inúmeros tratados bilaterais que facilitam as trocas de produtos entre as duas nações. Essa integração provém de muitas décadas de cooperação entre ambos e possui tanta importância que culminou na criação do Mercosul , em 1991.

 

   O principal destino das exportações argentinas têm sido o Brasil e, apenas no ano de 2016, 9,1 bilhões de dólares do PIB argentino resultam dessa facilitação comercial. Além disso, conforme dados do Itamaraty, o faturamento brasileiro também foi grandemente influenciado pelas vendas de produtos à Argentina com, aproximadamente 13,6 bilhões de dólares no PIB do país. Dessa forma, foram movimentados mais de 61 bilhões de reais com seu parceiro econômico e, segundo estudiosos, a tendência do mercado é que essa situação não se altere de maneira considerável nos próximos anos.

 

   Entre os facilitadores de investimentos entre esses dois países, foi firmada, em 2016, um documento denominado Declaração Conjunta, o qual dá prosseguimento ao Projeto Piloto do Certificado de Origem Digital (COD) e representa economia de tempo e de custos de pelo menos 35% na emissão do documento , fato que simplifica a tramitação documentária entre as duas nações. Para empresas que possuem atuação nos dois territórios iniciativas como essa são fundamentais. Além disso, consolida-se também como uma importante motivadora aos empresários que desejam expandir e buscam por novas oportunidades e perspectivas em seus negócios.

 

   Tem vontade de exportar ou importar? A F5 trabalha com a parte estratégica de negócios internacionais. Entre em contato conosco e descubra o caminho do sucesso para o seu negócio!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

​Páginas da F5