Please reload

Posts Recentes

Quer destaque no mercado? Adapte-se!

August 8, 2018

 

    Durante a segunda parte do século XX nosso mundo desenvolveu um grande processo de globalização, fazendo com que as informações cheguem aos extremos do mundo rapidamente e ligando diversas culturas, e com o desenvolvimento da internet e das outras mídias durante o século XXI, esse processo só aumentou. E como já era esperado, as exportações e importações também cresceram. Todos esses fatores criaram um aumento progressivo da oferta e demanda de produtos e das exportações e importações, gerando uma grande competitividade e exigindo muito mais conhecimento, criatividade e qualidade para que as empresas e seus produtos ganhem destaque nessa grande rede. Com base em todos os fatores, podemos considerar que não se adaptar aos mercados na hora de fazer negócios é praticamente, decretar falência no longo prazo.

 

   Entender o público alvo é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa, coisas como  assim a cultura e comportamento tem muita influência nessa parte. Ademais, aspectos como cultura, economia, tendências, concorrência e facilidades legais tem grande importância. Outro ponto fundamental na hora de fazer negócios internacionais, é buscar entender como o produto ou serviço será utilizado pelo mercado alvo. Como exemplo, podemos analisar os molhos de tomate. Enquanto no Brasil utilizamos ele em comidas salgadas, em países da Ásia, o molho de tomate muitas vezes é utilizado em sobremesas. 

 

   Outro fator relevante é o marketing de seu produto, detalhes como a cor e o tipo da embalagem, a logomarca, assim como os dados do produto, exigências dos países, tem um grande valor na hora de realizar esse processo. Como exemplo, suponhamos que determinado produto premium será exportado do Brasil para os EUA e esse produto é vendido em uma embalagem de cor branca, porém, com base nas pesquisas, constata-se que os produtos de qualidade premium nos EUA tem a embalagem na cor preta, logo, para uma melhor adaptação e para chamar mais atenção dos compradores, esse produto deverá ser exportado com um design modificado atendendo esses padrões. Assim como no Japão, onde praticamente todos os produtos vendidos em mercados tem uma embalagem do tipo Stand up pouch, essa embalagem permite que o produto fique na vertical quando for posto nas gôndolas, chamando muito mais atenção. A não adaptação pode afetar as vendas, haja vista que o produto estaria fora do padrão e além disso, seria menos chamativo aos clientes. Interessante, né?

 

   Além de tudo isso, é necessário lembrar-se que se adaptar ao mercado não significa seguir todas as tendências existentes, haja vista que a ideia é conhecer o ambiente e adaptar-se no sentido de se destacar frente à concorrência.

 

   Percebeu a importância de se adaptar ao mercado? Quer saber mais sobre isso? Entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar no crescimento do seu produto no mercado exterior!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

​Páginas da F5